segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Pedro Henrique de Souza. 03/09 à 07/09.



Neste dia (04/09), nossa ida à escola foi para realizar a reunião junto com a supervisora ( Celma) para decidirmos quais pontos nós abordaremos no plano e, consequentemente nas atividades (Imagem 3). A supervisora sugeriu que, além dos dois primeiros itens (falar quais), tratemos de Produção de material didático. A proposta foi bem aceita por todos os bolsistas que concordaram com a indicação. A partir daí, nós buscaremos as melhores formas de elaborar esses materiais de forma a ser específica a cada bolsista, ou seja, cada bolsista irá tratar isso de diferentes formas.
Além disso, houve também uma conversa com o mestrando da Uneb Antônio Carlos, que também é professor da rede pública, sobre o bairro de Itapuã. Ele é morador e estudioso do bairro, então foi uma conversa bastante produtiva para entendermos a realidade social na qual os estudantes estão inseridos.
Depois disso, conversamos com a direção da escola sobre todos os espaços da mesma. Ou seja, como está o uso dos diferentes lugares da escola. 

Neste segundo dia (05/09), acompanhamos a turma durante o período de duas horas aula (15:00 às 16:50). Na primeira aula, observei a dinâmica de aplicação da aula da professora Celma. Esta experiência foi muito enriquecedora, pois, apesar das turmas ser agitada e da estrutura da sala não adequada pois a temperatura é muito alta, a aula consegue fluir razoavelmente bem. Isso porque a professora Celma é muito querida pelos alunos, dessa forma já percebemos certo comprometimento dos alunos com a disciplina.
Na segunda aula, me apresentei novamente a turma e expliquei sobre minha função como bolsista PIBID dentro da escola. Função esta que seria a de contribuir para o melhor processo de ensino-aprendizagem de ambas as partes. A partir daí, questionamos a turma sobre qual seria a forma prática e lúdica que melhor se encaixaria no que eles pretendiam trabalhar. Sendo esta relacionada ao tema da unidade da disciplina, que é regiões brasileiras. Me reuni com alunos para decidirmos em conjunto qual a melhor prática para apresentarmos neste evento (Imagem 4). Os alunos sugeriram elaboração de cartazes sobre a região amazônica. A ideia foi muito bem aceita, sendo que este será o nosso objetivo até o dia de apresentação (21/09/18). 

0 comentários:

Postar um comentário