Neste dia (04/09), nossa ida à
escola foi para realizar a reunião junto com a supervisora ( Celma) para
decidirmos quais pontos nós abordaremos no plano e, consequentemente nas
atividades (Imagem 3). A supervisora sugeriu que, além dos dois primeiros itens
(falar quais), tratemos de Produção de
material didático. A proposta foi bem aceita por todos os bolsistas que
concordaram com a indicação. A partir daí, nós buscaremos as melhores formas de
elaborar esses materiais de forma a ser específica a cada bolsista, ou seja,
cada bolsista irá tratar isso de diferentes formas.
Além disso, houve também uma
conversa com o mestrando da Uneb Antônio Carlos, que também é professor da rede
pública, sobre o bairro de Itapuã. Ele é morador e estudioso do bairro, então
foi uma conversa bastante produtiva para entendermos a realidade social na qual
os estudantes estão inseridos.
Depois disso,
conversamos com a direção da escola sobre todos os espaços da mesma. Ou seja,
como está o uso dos diferentes lugares da escola.
Neste segundo dia (05/09),
acompanhamos a turma durante o período de duas horas aula (15:00 às 16:50). Na
primeira aula, observei a dinâmica de aplicação da aula da professora Celma.
Esta experiência foi muito enriquecedora, pois, apesar das turmas ser agitada e
da estrutura da sala não adequada pois a temperatura é muito alta, a aula
consegue fluir razoavelmente bem. Isso porque a professora Celma é muito
querida pelos alunos, dessa forma já percebemos certo comprometimento dos
alunos com a disciplina.
Na segunda aula, me
apresentei novamente a turma e expliquei sobre minha função como bolsista PIBID
dentro da escola. Função esta que seria a de contribuir para o melhor processo
de ensino-aprendizagem de ambas as partes. A partir daí, questionamos a turma
sobre qual seria a forma prática e lúdica que melhor se encaixaria no que eles
pretendiam trabalhar. Sendo esta relacionada ao tema da unidade da disciplina,
que é regiões brasileiras. Me reuni com alunos para decidirmos em conjunto qual
a melhor prática para apresentarmos neste evento (Imagem 4). Os alunos
sugeriram elaboração de cartazes sobre a região amazônica. A ideia foi muito
bem aceita, sendo que este será o nosso objetivo até o dia de apresentação
(21/09/18).
0 comentários:
Postar um comentário