segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Danilo Lisboa - De 03 a 07/09/2018

Na segunda semana de atividades no colégio, iniciamos com uma reunião junto à Professora/Supervisora para análise acerca do direcionamento que o planejamento de atividades individual estava tendo. Tomamos ainda um melhor conhecimento sobre o assunto de Geografia que está sendo trabalhado nesta unidade, em que no caso do 6° ano B (turma na qual desenvolverei as atividades do Pibid) está sendo lecionado sobre Hidrografia. Em seguida, visando interagir o assunto da unidade atual com a realidade do espaço geográfico de Itapuã e propostas pedagógicas lúdicas, para obtermos um melhor direcionamento e contribuir na construção de ideias neste processo, tivemos uma roda de conversas com um morador de Itapuã chamado Antônio Carlos, que é formado em Letras Vernáculas pela UCSAL, com especialização em Educação Básica pela UFBA e atual pesquisador de mestrado da UNEB em Educação e Contemporaneidade, além de ser ex-professor de Língua Portuguesa do próprio Colégio Estadual Governador Lomanto Junior. Na ocasião, Antônio Carlos dialogou conosco acerca da cultura local e dos espaços do bairro.
Em um momento seguinte, formos assistir a uma aula da Professora Celma para nos familiarizarmos com a prática docente com alunos de Ensino Fundamental II. Feito isto, em um segundo horário de aulas, pude assumir a turma para dar início às atividades. Foi realizada a divisão de grupos e proposto aos alunos um trabalho de rápida pesquisa sobre o significado de poesia e trechos de poemas/letras de música que abordem o tema da água para que na semana seguinte possa ser desenvolvida uma atividade de estímulo criativo com as palavras. Inicialmente, o projeto é poder construir pequenos poemas ligados ao tema Hidrografia para ser confeccionada uma cartilha (algo próximo ao estilo cordelista) que sirva como material didático que seja atrativo e de fácil entendimento para a faixa etária dos alunos. Além disso, serão feitos cartazes com as possíveis criações e será pensada uma apresentação de declamação das mesmas por parte dos alunos.

0 comentários:

Postar um comentário