terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Valdeci Barbosa 29/01 a 04/02/15

O mês de fevereiro é voltado para as leituras de revisão bibliográfica, com o objetivo de embasar teoricamente as ações do pibid de geografia.
Nesta semana a leitura poroposta foi: O artigo " O livro didático e o ensino de geografia no Brasil, publicado pela Revista Brasileira de Educação em Geografia". O artigo faz uma analise do ensino de geografia no Brasil através da interpretação do livro didático, contextualizando com os  períodos do ensino da geografia escolar no Brasil.
O autor destaca como  primeiro período, o início do século XX até a década de 1960. Nesse período destaca os autores didático Delgado de Carvalho seguido por Aroldo de Azevedo, com o ensino voltado para o curso primário, ginasial e sécundário, onde era trabalhada a tematica da Terra e o homem.
O segundo período é caracterizado com a vigência da Lei 5692/71 que marca um novo período educacional e surge uma diversidade de manuais didático de geografia, porém mantem a tematica do anterior, contudo é acrecido de mudança teórica metodológica ocasionado pelo movimento da geografia crítica escolar.
For fim o terceiro período é acrecido de uma nova mudança na educação. A criação da Lei de Diretrize e Base da Educação Nacional, a Lei 9.394/96. Os livros didático passa a ser elaborado e avaliados com base nos Parametros Curriculares Nacionais.

0 comentários:

Postar um comentário