O segundo artigo da revista tem como tema : O livro didático e o ensino de Geografia do Brasil, o mesmo aborda a produção de livros didáticos de Geografia nos diferentes períodos histórico.
O primeiro período ocorre entre o inicio do século XX até a década de 1960. Nesse períodos encontramos dois Autores dos livros didáticos da educação brasileira, Delgado de Carvalho e Aroldo de Azevedo, esse livros abordavam sobre o território brasileiro, informações sobre os principais cidades e organização do governo, condições gerais do solo, tipos de produtos agrícolas e outros. É evidente que os primeiros livros ou manuais escolares, abordam e incentivam a paixão nacional o patriotismo. Os assuntos contidos nos livros como : economia, população, clima, relevo são conceitos que atuais para aquela época, porém já foram modificados atualmente.
O segundo período é marcado pela produção de livros didáticos para o ensino médio, os livros apresentavam exercícios, porém eram trabalhados de maneira superficial e resumida, o manuais escolares do primeiro período era mais completo.
O terceiro Período, quando a nona lei da educação nacional institui 8 anos para o ensino fundamenta e 3 para o ensino médio, trabalhava o indivíduo para o mundo do trabalho. O livros didáticos apresentam uma ruptura com a Geografia Tradicional, inova-se com a utilização de gráficos.
O artigo apresenta uma periodização do ensino da Geografia e seus livros didáticos, é evidente que temos que estudar a história da Geografia no ensino escolar, para entendermos a sua evolução ou modificação.
0 comentários:
Postar um comentário