Nesta
quarta-feira (10/10/2018) realizei juntamente com a turma do sétimo ano do
ensino fundamental uma prática lúdica relativa ao assunto que a professora
supervisora está trabalhando com eles. Esta prática se
sucedeu da seguinte forma, no primeiro momento dividimos a sala em três equipes
e cada equipe deveria escolher um representante para ser o precursor da
dinâmica.
A dinâmica
consistia em um jogo de perguntas e respostas (passa ou repassa geográfico), sendo que os representantes dos
grupos eram responsáveis por decidir qual equipe responderia. Isso porque
quando eu fazia a pergunta, o primeiro (dentre os três) que levantasse a mão a
equipe tinha um tempo para responder. Se eles acertam, ganham um ponto, se não
acertam, a pergunta vai automaticamente para quem levantou a mão depois dele.
No primeiro
momento, nós dissemos que a equipe que acertasse mais perguntas ganharia um
prêmio, no entanto, no fim da dinâmica, todos os alunos ganharam a premiação,
isso porque todos se esforçaram para responder as questões. Dessa forma, não incentivamos a
competitividade dentro do ambiente escolar, mas sim a cooperativada, visto que
o conhecimento é adquirido de forma acumulativa com ajuda de várias variáveis
envolvidas nesse processo.








0 comentários:
Postar um comentário