sexta-feira, 8 de julho de 2016

Marcelo Tavares semana de 04/07 a 08/07

       Na 2ª 04/07 retorno às aulas, sendo na 1ª turma 2º 1 correção de atividades sobre clima e vegetação preponderante num dado local e a adaptação dos vegetais às intempéries climáticas, como folhagem característica, raízes adaptadas, dentro outros,  tendo igual atividade no 2º 6, 2º 3 e 2º 5. Na última turma, 3º 3   Trouxe elementos da transição do modelo socialista ao capitalista, bem como as características inerentes a ambos os sistemas, salientando a supremacia do Capitalismo, tendo como baluarte, os EUA.

        Em 07/07 como atividade complementar, houve na retoria da UFBA, palestra com doutores, mestres e professores em prol dos 70 anos da unificação das faculdades e consolidação como universidade, da UFBA, já que seu embrião se deu em 1808 com a Escola de Medicina do Terreiro de Jesus. Os palestrantes trouxeram desafios da educação atual como a adequação dos currículos ao contexto do mercado de trabalho contemporâneo, algo ainda desafiador no contexto UFBA.

       Destaque da palestra  ao português,  Dr. Antonio Nóvoa em riquíssima apresentação sobre o real papel da Universidade dentro da sociedade e elementos como do nascituro como escolas normais, formadoras de normas, à academia moderna, que tenta atenuar os desafios que permeiam a sociedade como um todo, não apenas no emergente Brasil, mas ao já "longevo" Portugal, hoje com economia combalida, em razão do não mais existente manancial de riquezas oriundos das suas colônias e, consequentemente, uma das causas da recorrente instabilidade econômica que experimenta o Brasil, agora imerso numa crise sem precedentes, não apenas no viés econômico, mas atrelando sua política, sempre alvo de controvérsias e seu lado social, tão negligenciado quanto quando ainda era colônia de Portugal.

0 comentários:

Postar um comentário