sexta-feira, 11 de abril de 2014

Aline - 26/03 e 09/04

Bolsista : Aline Cardoso Barbosa
 No dia 26 de Março de 2014, tive meu primeiro contato com os alunos, num primeiro momento a professora Edilma fez uma breve apresentação sobre o objetivo do PIBID para os alunos entenderem o porquê da nossa presença na sala de aula e posteriormente eu mesma me apresentei e falei um pouco sobre mim para os alunos e sobre minhas perspectivas dentro do programa e da escola. Fizemos esse mesmo processo em todas as salas antes de iniciar a aula. Neste dia a professora trabalhou em algumas turmas do 3º ano sobre o processo de globalização e tive a oportunidade também de fazer alguns comentários sobre o tema durante as aulas. E em outras turmas também de 3º ano precisamos fazer a entrega do material didático aos alunos durante horário da aula e não houve tempo o suficiente para trabalhar o assunto.
No dia 09 de abril de 2014 foi o segundo momento que estive nas salas de aula, pois na semana anterior houve uma paralisação, quarta-feira (02). Neste dia (09) ajudei a professora a aplicar uma atividade aos alunos, esta mesma atividade foi aplicada em quatro turmas diferentes de 3º ano. A atividade proposta a eles foi a seguinte: Eles teriam que formar equipes de 5 a 6 componentes e sorteamos textos que tem no próprio livro didático que eles trabalham.  A partir disso cada equipe ficou com um tema diferente para analisar, resumir e responder as perguntas que o livro propõe sobre o texto e na aula seguinte eles teriam que apresentar sobre estes temas em forma de seminário. Os temas foram: O sonho de uma Europa Unida; - A máfia globalizada; - Sobre o fim dos impérios; - O Islã na África; - A interdependência global; - O Brasil e o Mercosul.
Espero ter a oportunidade de assistir a algumas destas equipes apresentando na minha próxima visita, para ver como eles se sairão e também poder contribuir no entendimento que eles farão do assunto. Na última turma não aplicamos esta mesma atividade, a professora falou sobre algumas características do processo de globalização, levantando pontos importantes como: a formação de blocos econômicos, ideais liberais e neoliberais, exploração dos recursos naturais, padronização cultural, etc.
Por fim, este é o relato que faço sobre os primeiros contatos que tive na escola e durante estes primeiros momentos, busquei observar ao máximo a didática que a professora usa na sala de aula para fazer os alunos compreenderem os assuntos e as práticas que podem ser utilizadas para entreter o aluno na aula e fazê-los participar e apreender o máximo possível da aula. 



0 comentários:

Postar um comentário